sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Muralha separa Iraque da Arábia Saudita


A Arábia Saudita e o Iraque ficarão separados por muro de 900 km de extensão segundo declaração do porta voz do ministério do Interior Saudita, general Mansur al-Turki. A primeira fase da construção da muralha ao longo da fronteira entre os países será concluída em 2009 com o objetivo de assegurar que nenhum dissidente radical avance a fronteira.
A idéia de erguer o muro se deu em 2006 em decorrência da invasão de combatentes islmaitas sauditas para o país vizinho (Iraque) buscando a união às facções rebeldes que brigam contra as tropas da aliança multinacional.
O muro que custará cerca de 5.000 milhões de euros, não é o primeiro a ser construído na fronteira com o Iraque, outros países, como o Kuaimt que ergueu um paredão de 210 km por medição de segurança. Também vale ressaltar o fato histórico , ocorrida fora do Orinte Médio, que foi a construção do muro Berlim que teve por finalidade a divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), e que foi derrubado em 1989.
By Marcele Martorelli.

Foto:internet(google)

Um comentário:

RFerraz disse...

Em pleno 3º milênio alguém pensar em construir um muro tosco pra separar gente é bizarro!
Legal o blog prima!
Bjo do primo carioca, Raphael